Tuesday, March 17, 2009

Qual o destino dos não evangelizados? TS 1

Ferreira e Myatt observem que "...alguns teólogos contemporâneos... afirmam que existe a revelação geral, mas o descrente não consegue aprender sobre Deus por meio dela..." (p.64). Qual a base desta declaração pelos eruditos reformados? Quais as implicações a respeito deles que nunca ouviram a mensagem plena do evangelho? Comente a algumas implicações deste debate na missão da Igreja.

2 comments:

  1. A base da declaração é que a razão natural e pecaminosa distorce a percepção sobre Deus. A revelação é clara e pela criação Deus é conhecido por todo ser humano, mas devido ao pecado esta relação entre homem e Deus é impessoal e abstrata e não é suficiente para salvar, porque não revela o evangelho. Existem várias posições sobre os que não ouviram a mensagem do evangelho: Restritivismo(salvação só é provida para aqueles que ouvem acerca de Jesus e crêem Nele); Oportunidade Universal antes da Morte (Todos recebem uma oportunidade para serem salvas); Inclusivismo (Os não evangelizados podem ser salvos se responderem a revelação geral); Perseverança divina (não evangelizados recebem oportunidade após a morte); Universalismo (todos serão salvos).
    Todas as posições tem textos bíblicos chaves (alguns mais claros, como do Restritivismo e outros menos, como do Universalismo). Este debate não deve interferir na missão da igreja de evangelizar o mundo, pois este é o mandamento que nos foi deixado.
    Juliana Mota -TS 1

    ReplyDelete
  2. A base está no fato de que a natureza pecaminosa deturpa a clara revelação de Deus sobre a natureza. Sendo assim, a luz de Romanos, entendemos que tal revelação "natural" é o suficiente para condenar a todos, mas não suficiente para salvar aqueles que nunca ouviram o evangelho, pois, enfatizado pelos autores, o único caminho para a salvação é pela fé em Cristo Jesus.
    Assim sendo, devemos insiste e exaustivamente pregar o evangelho ao mundo como igreja de Cristo levando outros a glorificarem a Deus através desta redenção divina por meio de Cristo Jesus. A luz dos autores, tendo uma vertente mais calvinista, a pregação do evangelho insiste em anunciar tal mensagem para que os eleitos sejam encontrados e assim salvos. Todavia, calvinista ou não, tal missão de evangelização é essencial e não se deve ignorar; seguindo o mandamento de Cristo.
    Issac Sun Chang - Teologia Sistemática 1, 1º semestre de 2009

    ReplyDelete