Nesta semana vamos introduzir os escritos de Lucas, i.e. o Evangelho de Lucas e o livro de Atos. Lucas é o único evangelista que escreveu uma obra em dois volumes. Presta atenção ao início do evangelho. Há algumas dicas sobre a ótica dele sobre a natureza da igreja e sua missão? Pense sobre "discipulado" da perspectiva de Lucas/Atos. O que ele acrescenta nesta área que não foi destacado em Mateus e Marcos?
Dr. Nash
Tuesday, March 17, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Na última aula ouve uma discussão sobre humanidade e divndade de Jesus e o professor defendeu que Jesus não era vulneravel ao pecado, por conta de sua divindade.
ReplyDeleteNão concordo, porque a Bíblia diz que ele venceu o pecado e em tudo foi tentado como nós.
Até porque se ele não tinha a possibilidade de pecar, então a tentação foi de "mentirinha" e Ele não venceu plenamente ao pecado, pois Ele era imune a ele.
Acredito que Ele se esvaziou plenamente, se tornando homem, portanto Ele venceu o pecado e o poder da morte.
Reinaldo,
ReplyDeleteObrigado pelo comentário. Reconheço que esta doutrina apresenta dificuldades sim. Sua posição no comentário acima implica que foi possível Deus pecar. É isto que você quer dizer? Outro problema que nos enfrenta é a ideía que os atributos de Deus não mudem, então o que quer dizer a declaração por Paulo que Jesus esvasiou-se? Eu tentei resumir na aula a posição de Oliver Buswell, no seu Teologia Sistematica, que Jesus se esvasiou por tomar uma natureza humana, i.e., a forma de um servo. Sem dúvida, ele sentiu a pressão plena de tentação. Mesmo assim, sendo Deus, nunca havia nenhuma dúvida sobre o resultado. Foi provado sim, mas as duas naturezas em uma pessoa não deixa possível a possibilidade de pecado. É um assunto provocante que podemos discutir mais!
Abraço,
Prof. Steven