Tuesday, March 3, 2009
Mateus e Marcos: Perspectivas no discipulado - TNT2
Mateus e Marcos são interessados em Cristologia e no discipulado. Marcos destaca Jesus como o Servo Sofredor. Foi necessário o Messias e filho de Deus ir ao cruz (Mc 8:31). Também ele insiste que o discipulado também implica sofrimento (Mc 8:34). Mateus concorda com estas afirmações, mas também traz suas próprias ênfases. Quais são alguns que você reparou na sua leitura de Mateus?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Ao fazer as leituras e observar os comentarios feitos pelo professor em sala de aula, achei interessante a explicação de que Mateus queria apresentar Cristo como o novo e maior Moisés, Pois ainda não havia observado os paralelos feitos entre Cristo e Moisés
ReplyDeleteRui,
ReplyDeleteHá alguma coisa que você gostária observar sobre este paralelo? O comentário foi feito por um aluno na aula, não foi? Temos tempo limitado na aula e não é possivel, naquele contexto, desenvolver todos os temas que podem nos interessar. Um valor deste contexto é que nós podemos continuar nosso debate fora da sala de aula. Esta tecnologia é somente mais um caminho para aprender e crescer como discípulos de Cristo.
Caro Prof. Nash e amigos de classe.
ReplyDeletePercebemos claramente nos textos dos evangelhos de Marcos e Mateus a cristologia que estes autores procuraram defender em seus escritos. O fato em si nos permite verificar que existia uma preocupacão dos autores de mostrar que Jesus era para o povo judeu o messias prometido na visão de Mateus era o Messias, o Servo Sofredor que o profeta Isaiais havia profetisado. O fato que sugere uma discussão para a classe é que o próprio senhor Jesus não se identificou como o Messias...
Marcos 8.29,30 porém deixa esta questão da messianidade de Jesus mais evidente.
José Benício,
ReplyDeleteObrigado pelo comentário. Concordo que os evangelistas querem mostrar que Jesus compriu a esperança messiânica dos judeus e que quatro autores queriam mostrar a necessidade que o messias sofrer. Mesmo assim é Marcos que destaca ainda mais do que os outros evangelhos sinóticos a cruz, e apresenta Jesus como o Servo Sofredor. A respeito de discipulado ele ressalta também o fato que eles que queriam seguir Jesus devem considerar o custo, por que como o mestre foi rejeitado, eles também seriam odiados. Graças a Deus ele venceu a morte e nossa vitória está prometida!